Índice Introdução Conceitos gerais Idolatria Fundo Bíblico Estudando Êxodo 20:3-6 Estudando o Livro do Profeta Isaías Deus é ...
Índice
Introdução
“Idolatria Embrulhada nas Cerimónias, ou seja, Idiolatria por Detrás das Cerimónias” é um trabalho que ocupa-se em tratar de como a Idolatria é envolvida nas Cerimónias, na Zona Sul de Moçambique, sejam elas Religiosas, públicas ou Familiares. Traz os motivos principais que levam as pessoas a Idolatrar, os seus passos, o executadores e divide os Idolatras em dois tipos: activos e passivos, o que não quer dizer que haja pecado activo e passivo. Mostra também o posicionamento da Igreja e como a sociedade e a família agem com quem não coaduna com a Idolatria.
Conceitos gerais
Idolatria
O simples facto de pensar que Deus necessita de ajuda para fazer algo nas nossas vidas, já é Idolatria. Precisar dum alicerce seja ela em forma física ou espiritual fora de Cristo, já é Idolatria, a evocação dos mortos na nossa vida em qualquer modo, pedido, apoio ou protecção é Idolatria.
Duma maneira geral pode-se definir a Idolatria como sendo o acto de adorar ou servir a deuses, amar seja pessoa ou algo físico, ou ainda espiritual acima de Deus.
Idolatria é como o adultério, porem o adultério é traição existente entre o homem e a mulher e a Idolatria é a traição da parte do homem para com seu Criador, Deus.
Fundo Bíblico
A idolatria em tratada em toda Bíblia e faz parte do que mais repele as pessoas de Deus.
Estudando Êxodo 20:3-6
Deus mostra que não há benefícios em ter ídolos, em criar ou copiar ídolos, pois ele repele-se dos idolatras e castiga a todos que se afastam da sua graça, mas trata com carrinho aqueles que mesmo sendo difícil permanecem na sua palavra.
a) Deus exige fidelidade (v3): Não tenhas outros deuses, além de mim.
b) Deus dá normas para aquele que é fiel a Ele (v4): Não faças para ti imagens esculpidas representando o que há no céu, na terra e nas águas debaixo da terra.
c) Deus castiga os idólatras (v5): Não te inclines diante de nenhuma imagem, nem lhes prestes culto, porque eu, o Senhor, teu Deus, não tolero que tenhas outros deuses e castigo a maldade daqueles que me ofende até à terceira e quarta geração dos seus descendentes.
d) Deus trata cuidadosamente os obedientes (v6): Mas trato com amor, até à milésima geração, aqueles que me amam e cumprem os meus mandamentos.
Estudando o Livro do Profeta Isaías
O profeta Isaías é considerado profeta das promessas, o livro escrito por ele contem diversas promessas para a vida do povo e esse, é o livro que apresenta claramente a pessoa e a obra de Cristo. Isaías se preocupava com a libertação física deste cativeiro; más, mais do que isto, ele se preocupava principalmente com a libertação do cativeiro espiritual e trazia uma esperança para a geração futura.
Deus é superior do que todos os deuses
Deus se declara superior a falsos deuses (Is. 44:7): Quem é semelhante a mim? Que se apresente e fale! Terá que me dizer e explicar quem é que, desde sempre, anunciou o futuro, e pode revelar as coisas que estão para vir?
De capitulo 40 á capitulo 66 Isaías narra que Deus é superior do que qualquer deus e mostra que é através do sangue do Cristo, que todos falcaçariam a paz.
Contra a Idolatria
O Isaías mostra que não há vantagem em servir a deuses, porque eles não tem vida (Is. 44:9): os fabricantes de ídolos nada são; as suas imagens preciosas de nada valem e as suas testemunhas nada vêem e nada sabem e assim vão ficar decepcionados.
Os ídolos não podem oferecer o que eles não têm.
Promessa para aqueles que abandonarem ídolos
É necessário que consideremos impuros os ídolos e assim o Senhor (Is. 30:23): O Senhor te dará chuva para as sementes que semeares na terra, e o alimento que aterra produzir será abundante e Excelente. Naquele dia, os teus rebanhos terão amplas pastagens.
O Senhor promete oferecer uma vida cheia de bênçãos para todos aqueles que se apartarem dos ídolos. Em qualquer sector na vida. Seja escola, trabalho, família se o povo ou a pessoa no singular abandonar os ídolos terá uma vida cheia de bênção.
Sentença para os desobedientes
O Senhor espera e deseja o melhor para todos, infelizmente se não nos entregarmos a Cristo, e adorarmos a deuses teremos uma vida lamentável, mesmo tendo-mos dinheiro, mesmo tendo-mos casas e todos bens matérias se não temos Cristo, somos um vazio.
Lamentavelmente (Is. 1:20): Mas se insistem em ser rebeldes, é a guerra que vos há-de devorar! O Senhor é quem diz.
A guerra que cada um enfrenta é diferente, mas a vida em si, é uma constante luta, onde os rebeldes são perdedores e infelizes, não tem paz nos seus corações, os idólatras, ou seja, aqueles que não seguem Cristo, as suas crenças os devoram aos poucos, mesmo em alguns casos orgulhando-se em somas de dinheiro, eles não tem paz no seu interior.
O Idolatra é um lixo
(IS. 1: 22): Eras prata e tornaste-te lixo, eras bom vinho e tornaste-te zurrapa.
Dizer que o ser humano é lixo parece ser uma alta ofensa, mas é assim que é o idólatra.
Lixo é toda substância ou componente que não pode fazer parte dum determinado produto. Assim é, o Idolatra é uma criatura que não faz parte dos filhos de Deus e não pode herdar o que o Senhor preparou para todos aqueles que o respeitam, o temem e o valorizam.
O Senhor esta pronto a nos restaurar
Tudo que é inútil, pode se tornar útil para uma determinada coisa. Ainda mais nós que somos pessoas. O Senhor jamais nos abandonou ele sempre esteve connosco e assim será, Ele apenas requer um coração aberto e a vontade de o conhecer e segui-lo de coração e alma.
O Senhor diz (Is. 1:18): Mesmo que os vossos pecados tenham a cor escura da púrpura hão-de ficar brancos como á neve e torna-se claros como a lã.
Cabe a cada um se entregar a Deus.
Estudando o Livro do Profeta Oseias
Manifestação do amor de Deus
Deus ao ver o povo desviando-se manifestou o seu amor (Oseias 1:2): falando pela primeira vez, através de Oseias, desta maneira: Oseias Vai, toma uma mulher de prostituições e terás filhos de prostituição, porque a terra se entregou a prostituição, desviando-se do Mim.
Oseias: Deus usou a personagem Oseias para tipificar a si Mesmo.
Vai: É uma ordem que Oseias não se recusou de o aceitar.
Toma uma mulher de prostituições: é a tarefa que Deus incumbiu a Oseias.
Foi Deus que fez sair o povo hebreu do Egipto, da terra da escravidão e Deu mandamentos a serem seguidos já citados acima (Ex. 20:3-7).
Resposta do povo
A resposta do povo quanto a exigência de Deus, foi não. O povo hebreu chegado a Canaa vivia da maneira como mais lhe agrada-se, não respeitava a vontade de Deus. O que Deus mais repreendia era o que mais o povo gostava de fazer. O povo cultuava a outros deuses, tinha cultos pagãos como os povos circunvizinhos. Cada um vivia da maneira como mais lhe agrada-se, para o povo Deus era um socorro e medico como é activamente sido até os dias de hoje para os Crentes não convertidos.
Deus é paciente no seu modo de amar
Durante um período de tempo a mulher de prostituição (Gomer) manteve-se fiel ao seu esposo, mas é tão pouco tempo como é habitual se afastou do esposo e voltou a vida carnal que já vinha seguindo.
Deus no seu eterno amor, Ele cria condições de voltar-mos a Ele. Mas o crente não convertido, em tão pouco tempo, na primeira dificuldade se esquece do amor e das maravilhas que Deus veio a fazer. E volta a se separar de Deus, recorrendo aos curandeiros, ao suborno, a corrupção, as droga, ao aborto, a indisciplina, a malícia e a toda espécie de maldade.
A longanimidade do amor de Deus
Deus é longânimo e o seu Amor não escapa da sua longanimidade.
Mesmo quando nos afastamos do seu leito, Deus não afasta-se de nós e nem deixa de nos amar, porque o seu amor não depende da nossa posição, muitos menos acaba. Por essa razão mesmo Gomar tendo afastado-se do seu esposo Deus não deixou de continuar amando-a e disse ao Oseias 3:1_2): Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses e amem bolos de passas. Comprei-a, pois, para mim por quinze peças de prata e um ômer e meio de cevada.
Aplicação na vida do Crente: Vejamos que a Gomar depois de ter sido sabotada e usada pelo diabo Ela ficou sem rumo na vida, virou uma desgraçada sem tento, sem lar, sem convívio familiar e sem as amizades do mundo, porque assim é o mundo. O mundo te deixa brincar com ele, para depois brincar consigo.
No seu eterno amor Deus viu que a humanidade estava decaída e totalmente na casa do sofrimento eterno e ranger de dentes. E Ele mesmo solucionou o nosso resgate nos chamando de volta a sua casa e ao seu reino, tornando-nos assim seus filhos e co-herdeiros do seu reino., mesmo não sendo-mos merecedores, porque pecamos demais.
Estudando o Novo Testamento
A idolatria faz parte das obras da carne e é apresentado no novo testamento assim como no Velho Testamento.
Obras da carne (Gl 5:19-20): Desregramentos sexuais (prostituição); impureza (imoralidade); libertinagem (lascívia); idolatria; superstição (feitiçaria); inimizades; intrigas (porfias); ciúmes; iras; rivalidades; discórdias; divisões; invejas; bebedices (embriagues); glutonarias (abuso na comida) e coisas semelhantes a estas.
Idolatria por detrás de Cerimónias
Cerimónias são conjuntos de preceitos a se cumprir dentro da sociedade, seja em forma de festa ou actividades.
Aqui tratara-se apenas da visão geral da idolatria embrulhada nas cerimónias, sejas elas, religiosas, sociais ou familiares, em Moçambique na zona sul.
Idolatria na Igreja
Infelizmente quando se fala da idolatria é possível notar que algumas igrejas, também fazem parte desse assunto. É lamentável que nas cerimónias, a igreja derrame sangue para a protecção, bênção dela própria ou dos seus membros ou mesmo para sociedade. Sendo a igreja que devia educar a sociedade e mostrar o caminho, é demasiadamente triste o que esta acontecendo.
Esse derramamento de sangue ocorre nos lançamentos da primeira pedra ou inauguração da igreja ou mesmo da casa dum membro dela, não só, ocorre em todos tipos de cerimónias seja de preceito ou festas.
O derramamento de sangue de animais é comummente acompanhado por evocação dos mortos e de Deus em simultâneo.
Consequências: A idolatria dentro da comunidade cristã, causa fraca comunhão com Deus; leva a comunidade a perdição e gera guerras.
Idolatria na Sociedade
Quando se da idolatria dentro da fala família e sociedade em geral não se esquece a palavra kupalha.
Kupalha é um acto de evocação dos mortos através de derramamento de sangue, despejar comida e principalmente, despejar vinho no “chão” para pedir a sua presença, protecção e bênçãos na vida do idólatra.
Idolatria na Sociedade
A idolatria na sociedade é muita verificada nos lançamentos da primeira pedra e inauguração de infra-estruturas públicas, seja escola, hospital ou estradas, dentre outras.
Essa cerimonia geralmente é executada pelos régulos das zonas onde se lança a pedra ou se inaugura a infra-estrutura.
Consequências: A estrada está cheio de acidentes, porque ela foi entregue nas mãos do diabo, as pessoas não são conduzidas pelo Espírito Santo, acidentes que acontecem são estranhos e em massa;
Assim também são as escolas, nesses dias é comum, crianças, serem possuídas por demónios, isso tudo, fruto da desobediência do povo.
Idolatria na Família
Há varias famílias que evocam mortos em todas as suas cerimónias. Mas aqui trata-se de aniversário e Lobolo.
No Aniversário: Nesses últimos dias as famílias acharam um meio confortável de aglomerar as pessoas em suas actividades idólatras. Elas colocam missas e arranjam uma capa de aniversário de algum membro da família. Elas passam a sexta-feira a idolatrarem e convidam as pessoas a participar num corte de bolo a tarde, dum membro da família com data de aniversário próximo.
No lobolo: No lobolo há um momento em que o noivo é obrigado a matar um cabrito onde o sangue derramando, une os espíritos da família, isso é idolatria.
Consequências: as consequências principais da idolatria na família são claras: discórdia entre as famílias, mortes prematuros e acusação de feitiçaria da parte dos filho aos pais.
Razões da Idolatria
Que levam a Idolatrar
A principal razão que leva as pessoas a idolatria é a ideia de que Deus precisa de ajuda, a segunda é o grande respeito e consideração de que tem por mortos do que Deus.
Forma de reduzir a Idolatria
A forma base de eliminar a Idolatria é mostrar as pessoas a valor de conhecer a Cristo e de viver com Ele. É necessário apresentar um evangelho vivo, sem diluição, só assim, as pessoas se converterão.
Acerca do Autor
Anselmo Person, é um jovem Moçambicano que dedica-se em Servir a Cristo o nosso Senhor Jesus Cristo. Escreve por amor a Deus e ao mundo.
Portanto, todo aquele que tiver este manual ao seu dispor, é permitido completamente, pelo seu autor que comporte-lhe, desde que sê, sem fins lucrativos. !
Conclusão
A Idolatria é uma prática viva em Moçambique, não só para os que não conhecem a palavra, mas também para os que conhecem. As pessoas ainda endurecem o coração ao ouvir a voz do Senhor, mas é necessário ensinar ainda mais, mais e mais para que a pedra se abra e que Deus possa reinar no nosso meio, continuando-mos arduamente a apresentar o poder de Deus.
Que a graça e Amor de Deus resida em nós. Amém
1ª Edição
Direitos do Autor Reservados No Céu
Autor: Anselmo Person Matimbe Júnior
COMMENTS